Fundamentos de Tecnologia para um Product Manager
SBC Technical PM
16 de ago. de 2024
Vamos fazer algumas analogias para você entender conceitos que com certeza já ouviu falar, mas talvez nunca tenha entendido o que é de fato.
Clients and servers (clientes e servidores)
→ Clientes são os dispositivos conectados à internet que utilizamos. O seu computador conectado ao Wi-Fi, ou o seu celular conectado à internet móvel.
→ Servidores são computadores que armazenam webpages, sites ou aplicativos. Quando um cliente quer acessar uma webpage, é realizado um download da cópia dessa webpage para a máquina do cliente – ou seja, o seu dispositivo – para então mostrar no web browser que você está usando (Chrome, Safari, Firefox).
O que complementa clientes e servidores?
→ Sua conexão de internet: permite enviar e receber dados na web. Basicamente como uma rua entre sua casa e um mercado.
→ TCP/IP: O famoso “Transmission Control Protocol and Internet Protocol” são protocolos de comunicação que definem como os dados devem viajar atráves da internet. Podemos fazer uma analogia como um mecanismo de transporte que permite você chegar até um lugar, e fazer o seu pedido. Seria como seu carro ou uma bicicleta pra você chegar até o mercado.
→ DNS: Esse é mega importante. Conhecido por “Domain Name System” é como um livro de endereços para websites. Quando você digita um endereço no Google Chrome por exemplo, ele olha para o DNS para encontrar o endereço de IP desse website antes de recuperar o site. O Chrome precisa entender em qual servidor esse website vive. E então enviar mensagens HTTP para o lugar correto. É como se você olhasse o endereço do mercado para então conseguir acessá-lo.
→ HTTP: Mais uma palavra aí para o seu vocabulário inglês, “Hypertext Transfer Protocol”, é protocolo de aplicação que define a linguagem para que cliente e servidor consigam se comunicar um com o outro. É como se fosse você falando português para conseguir comprar no mercado.
→ O último conceito de hoje é conhecido como “Component Files”, um website é feito de vários diferentes arquivos (files), que são como as diferentes partes das coisas que você compra no mercado. Esses arquivos são principalmente de 2 tipos:
1) Arquivos de código (code files): websites são construídos primariamente de HTML, CSS e JavaScript, que vamos falar aqui no futuro.
2) Assets (em inglês mesmo, que é mais comum), é o nome para todas as outras coisas que compõe um website, como imagens, música, vídeos, documentos e PDFs.
Fonte: mdn web docs
Nos próximos dias vamos te mostrar alguns materiais disponíveis gratuitamente na internet, caso queira aprofundar realmente em programação.
Como falamos frequentemente, aqui não te ensinamos a programar, e sim te equipamos com bastante conhecimento sobre os conceitos e situações, para que seja possível conduzir melhores conversas.