O que se espera de um Product Manager em tecnologia?

SBC Career

16 de ago. de 2024

Quando olhamos para tecnologia, o que afinal se espera de um Product Manager?

Os 5 pontos que vou citar aqui, não são direcionados a um Technical Product Manager, são apenas características de um sistema que deveríamos entender como um Product Manager.

São perguntas que você consegue chamar um desenvolvedor, tech lead ou engineering manager para te explicar.

É incrível como essas conversas são produtivas não só para nós PMs, mas também para quem está explicando.

1) Entenda como um software funciona (clientes, servidores e banco de dados). Esse é o básico de um produto. Sei que apagamos incêndio o dia inteiro. Recebemos demandas de todos os lados. Mas não entender sobre isso, em algum momento torna-se prejudicial. Afinal, os clientes da empresa que você trabalha passam por esse software.

Se você entrasse em um curso de cardiologia em medicina, possivelmente você entenderia bem do coração, certo? Mesmo sabendo que muitas vezes você não vai ser o cirurgião responsável, saber sobre o coração te ajudaria em diversas situações.

2) Como as APIs do seu trabalho funcionam? Pelo menos as principais, aquelas que tem mais impacto no dia a dia. Se você já ouviu falar bastante de uma API no trabalho, tenta entendê-la um pouco mais no detalhe. Ou até mesmo, prioriza uma API que tem um alto impacto sobre o usuário.

3) Como um banco de dados funciona? E como o fluxo de dados é estruturado na empresa que você trabalha?


4) Os desenvolvedores frequentemente falam: construir é fácil, difícil é escalar. Nesse caso, seria importante você entender o que significa um software escalável para a sua empresa. Onde existem problemas de escala? O que estamos fazendo para isso?

5) Se você trabalha em uma empresa que tem machine learning como um fator fundamental, é importante que você entenda o básico de machine learning.

Esse é o mínimo para conseguir se comunicar bem com stakeholders técnicos. E mesmo que não seja complexo e demande tempo, o seu interesse já é um ótimo sinal para eles.

Provavelmente você fez esse aprofundamento na área de design. Você deve falar bastante sobre “experiência do usuário” e “jornada do usuário”. Talvez agora seja o momento de expandir um pouco mais, e apontar a curiosidade para tecnologia. Não é fácil, nem confortável, mas nem sempre o que te trouxe até aqui, é o que vai te levar para o próximo passo.