Primeiros 100 Dias em uma nova empresa, o que fazer?
SBC Career
16 de ago. de 2024
Este é um dos conteúdos mais importantes que já criei. O que vou compartilhar mudou completamente a forma como eu via o dia a dia nas empresas em que trabalhei e me ajudou a cultivar a calma, essencial na vida profissional. Sem calma, você começa a tomar decisões ruins, uma atrás da outra.
Imagino que seja um direcionamento para qualquer carreira digital, mas principalmente um direcionamento de carreira para um Product Manager.
Este vídeo é para você se estiver em uma dessas situações:
Entrou em uma nova empresa, seja como funcionário ou consultor.
Já está em uma empresa e sente que precisa se movimentar para progredir profissionalmente.
As escolhas que fazemos nos primeiros dias em um novo emprego, realmente importam.
O que vou abordar são os primeiros 100 dias, divididos nos seguintes tópicos:
1) Por que os primeiros 100 dias são importantes.
2) Pontos de atenção (erros comuns).
3) Acelerando a curva de aprendizado.
4) Alinhamento extremo, negocie o que é sucesso.
5) Vitórias rápidas: a relação entre paciência e primeiros resultados.
6) Mapeamento cultural e primeiras alianças.
7) Criando o plano (documento) para os primeiros 90 dias.
8) Mantenha sua rotina.
Vamos lá?
1) Por que os primeiros 100 dias são importantes?
Lembre-se desta frase: O que te trouxe até aqui, provavelmente não é o que te levará ao próximo nível. Isso é ainda mais verdadeiro se você acabou de sair de um cargo de contribuidor individual para um de liderança.
Os primeiros 3 meses são críticos para sua evolução na empresa. Mesmo com sistemas de metas para promoções, há um fator emocional importante — afinal, somos pessoas.
A maneira como você conduzirá os próximos passos depende do estágio da empresa, que geralmente se enquadra em um destes cinco:
Startup no início
Reviravolta (buscando um novo produto ou substituindo o principal)
Crescimento acelerado
Realinhamento (reorganizando uma estrutura maior)
Mantendo o sucesso duradouro
Não vou detalhar cada tipo aqui, mas este vídeo foca em pontos comuns a qualquer fase.
2) Pontos de atenção
Esses pontos são válidos tanto para quem acabou de entrar quanto para quem já está na empresa. Eu mesmo já cometi todos esses erros:
Continuar com o que você sabe: Acreditar que terá sucesso fazendo as mesmas coisas que fazia antes, sem perceber que o novo momento exige novas competências.
Agir sem aprender: Na ânsia de mostrar valor, você age rápido demais, sem aprender sobre a empresa e o negócio. Isso pode levar a decisões ruins e à perda de credibilidade.
Expectativas irreais: Estabelecer objetivos claros sem negociar expectativas pode levar ao fracasso, mesmo que você performe bem.
Fazer tudo de uma vez: Assumir muitas iniciativas ao mesmo tempo, sem dar visibilidade suficiente ou progredir com as mais importantes.
Ter a resposta para tudo: Achar que já sabe todos os problemas e respostas, ignorando pessoas que poderiam ajudar e deixando de construir uma rede de suporte.
Foco exclusivo no aprendizado técnico: Gastar tempo demais aprendendo sobre a parte técnica, sem entender o contexto cultural e político da nova posição.
Ignorar seus pares: Focar apenas em relacionamentos com líderes e perder a chance de criar redes de suporte entre seus pares, que podem ser as futuras lideranças da empresa.
No final, seu desempenho e o valor que você agrega ao negócio serão definidos pelo seu líder.
3) Acelerando a curva de aprendizado
Crie um plano de aprendizado que inclua:
Mercado
Produtos existentes
Tecnologias utilizadas
Sistemas
Cultura e política da empresa
Seja sistemático e focado no que vai aprender e como. Esse é um bom momento para mostrar trabalho para sua liderança. Mapeie esses pontos e peça ajuda para aprender da maneira mais rápida possível. Conforme for aprendendo, crie pontos de contato com seu líder para verificar se seu entendimento está correto.
4) Alinhamento extremo: negocie o que é sucesso
Não adianta fazer um bom trabalho se estiver na direção errada. Crie um plano de aprendizado e apresente-o proativamente ao seu chefe. Alinhe constantemente com ele o que será feito e use-o como um GPS para recalcular a rota, se necessário.
5) Vitórias rápidas: paciência e primeiros resultados
Conforme você aprende mais sobre a empresa e conversa com outras pessoas, comece a mapear vitórias rápidas — ações de baixo esforço que trazem resultados iniciais. Anote essas vitórias e vá sugerindo aos poucos, criando um ritmo constante. Lembre-se, não é uma corrida de 100m, e sim uma maratona.
6) Mapeamento cultural e primeiras alianças
Cultura é o que você faz. Imagina só 100 pessoas com comportamentos semelhantes, todos os dias – isso sim é cultura.
Por mais que a empresa te apresente um manual com a cultura da empresa, tente achar o intérprete dessa cultura. Essa pessoas normalmente tem boa performance, as pessoas gostam bastante dela e ela parece navegar bem pela empresa.
Essa pessoa não é aquela puramente política, ela entrega sim bons resultados.
Com esse mapeamento cultural feito, saiba formar suas alianças. Você não vai conseguir andar sozinho na empresa, precisa de suporte e de bons stakeholders te apoiando.
7) Criando um plano para os primeiros 90 dias
Peça duas semanas para criar um plano de 90 dias que inclua:
O que você precisa aprender sobre a empresa. Falei sobre isso ali em cima.
Com quem precisa conversar e criar alianças.
As vitórias rápidas que mapear.
O que será considerado sucesso, para 15, 30, 45 e 90 dias. Negociado com seu líder.
Com isso, você demonstra senioridade e reduz a ansiedade do seu líder ao dar clareza.
8) Mantenha sua rotina
É normal querer focar 100% no trabalho, mas você já está enfrentando grandes mudanças. Manter uma rotina ajuda a preservar a calma e a capacidade mental para enfrentar o turbilhão de mudanças no trabalho.